sexta-feira, 26 de novembro de 2010








Relatório da Intervenção

O CESS, Colégio Estadual São Sebastião, vem passando por significativas mudanças que foram desencadeadas a partir do projeto de intervenção elaborado pela participação da comunidade escolar em uma ação coletiva, norteado nos moldes da pesquisa-ação. Tal projeto, em andamento, sinalizou como principal ação problematizadora o quase total desconhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola por parte dos seus partícipes e que, após análise e discussão pôde-se observar que muitas ações e metas que constam no PPP estão aquém dos anseios da atual clientela. Portanto, faz-se necessário uma reformulação do referido documento visando neste momento uma participação mais efetiva da comunidade escolar, principal interessada nas futuras mudanças que visam melhorar o processo ensino-aprendizagem no Colégio Estadual São Sebastião. Muitas demandas foram elencadas, entre elas a indisciplina, a falta de compromisso, a ausência de valores e outros. Tais demandas geraram discussões que levaram o grupo a pensar em uma forma de abarcar a todas, pois são vistas como de igual urgência. As reuniões realizadas foram bastante significativas, não só no tocante à quantidade de pessoas presentes, mas também à qualidade, pois todo o material recolhido foi de fundamental importância no percurso da pesquisa-ãção.


Através da observação e da intervenção, a comunidade escolar vem construindo o fazer educação de forma real e efetiva. Cada membro envolvido no processo vem colaborando com os dados que colhe na comunidade e que são significativos na construção da identidade da nossa escola. Não é uma atividade fácil de realizar, pois a mesma perpassa por um processo cíclico, por um ir e vir na constante busca de melhores soluções para as demandas encontradas no percurso.
Sabedores de que o processo não é de ordem imediata e que a ação, apesar de ser coletiva, requer tempo e estudo, nota-se que a escola se encontra em um momento de incorporada cidadania, o qual mostra que é possível sair do campo das palavras para o das ações e que mesmo não se tendo a participação desejada de toda comunidade escolar, os que estão engajados no projeto mostram que o trabalho colaborativo é mais expressivo por se tratar não do pensar de um grupo seleto, mas do fazer de uma comunidade imbuída no ideal de construir um ambiente onde aconteça educação de qualidade e como retorno social forme cidadãos competentes, pensantes, críticos que será a futura base social da comunidade local.













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